sábado, 4 de outubro de 2008

Projeto Criando e Recriando


Escola Municipal 04.30.005- Tenente General Napion
Sala de Leitura
Profª Nádia Rabelo

Projeto: Criando e Recriando

Introdução
“A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.
Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.”
PCN- Artes

Justificativa
O senso de estética e criatividade são habilidades que se aprende. Quando o aluno produz ou aprecia obras de arte, desenvolve sua percepção e imaginação, dois recursos indispensáveis para compreender outras áreas do conhecimento humano.

Unindo a literatura à arte, o aluno poderá participar interativamente com várias produções artísticas, ler as imagens, respondendo criativamente ao que vê.

Por isso, acreditamos que oportunizando aos nossos alunos o primeiro contato com artistas plásticos, principalmente Portinari e um pouco de suas obras estaremos desenvolvendo sua sensibilidade, percepção, experimentação e criação , tão importantes para que ele entenda e usufrua o mundo que nos cerca.
Objetivos
* Apreciar, examinar e avaliar algumas produções visuais (originais e reproduzidas)
* Desenvolver o olhar crítico
* Desenvolver produção individual e grupal
* Identificar-se como produtor de arte.
* Reconhecer a importância das artes na sociedade e na vida dos indivíduos.
* Identificar significados expressivos e comunicativos das formas visuais.
* Identificar alguns produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos
* Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas.
* Despertar o prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas.
* Desenvolver o interesse e respeito pela produção dos colegas e de outras pessoas.




* Desenvolver autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar arte.
* Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando-a nas diversas culturas.
* Participar de forma interativa com produções plásticas de alguns artistas.
* Desenvolver a leitura das imagens.

Metas
-Criar oportunidades em que o aluno entre em contato com alguns artistas plásticos (em especial com CÂNDIDO PORTINARI),e também com suas obras.

- Oportunizar momentos de apreciação da arte.

- Criar oportunidades em que o aluno possa “recriar” obras consagradas, usando técnicas variadas e diversas linguagens.

- Apresentar a arte como meio do artista expressar o que sente diante da realidade (suas angústias e críticas).

- Possibilitar momentos de apreciação de algumas obras, fazendo o aluno perceber que o artista coloca algo de si para fora, exteriorizando uma idéia e que o público coloca-a para dentro de si interiorizando.

- Organizar exposição com as produções dos alunos.

- Buscar e organizar informações sobre a arte em documentos e acervos, reconhecendo e compreendendo a variedade de produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.


Desenvolvimento
A)

* Contação:PINTOR DE LEMBRANÇA
José Antonio Del Cañizo
Tradução de Charles Kiefer
Projeto

* Exploração oral da obra, destacando o trabalho do pintor (tipos de pinturas: de retrato, de paisagem, de natureza-morta, de salão, abstrata... pintor de lembranças(Gabriel)...

* Solicitar que o aluno desenhe e pinte “SUA MELHOR LEMBRANÇA”

* Exposição dos desenhos (alguns alunos poderão falar sobre “sua melhor lembrança”).



B)


* Recordando a história: Pintor de Lembranças

* Tipos de pinturas

* Utilizar algumas obras de Portinari e solicitar que os alunos identifiquem o tipo de pintura.

* Falar sobre a importância de Portinari (pintor, desenhista e poeta brasileiro)



C)

* Conhecendo um pouco da vida e obras de Portinari
    Poeta Portinari
    O Desenhista Portinari
    O pintor Portinari


D)


* Atividade: Tema: Paisagem - Obra: Floresta

* Pedir para os alunos nomearem todos os animais que aparecem na paisagem. Observar com eles as diferentes cores e o tratamento que o artista dá para diferenciar os animais que têm pelos, dos que têm penas.

* Observar com os alunos as cores que o artista usou para representar as árvores e a vegetação rasteira. Pedir que eles descrevam os diversos tons de verde, de ocre, de marrom, de vermelho, usando diferentes adjetivos.

* Novas interpretações do quadro – Solicitar que os alunos, usando os materiais disponíveis (tinta, papel, recortes, tela, etc), desenhem novas “Florestas”, aproveitando alguns animais e plantas e colocando novos elementos em suas criações.

* Exposição dos trabalhos produzidos.



E)
* Atividade - Tema-: Figura Humana – Obra : Menina Sentada

* Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra. O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna? O que sugere a figura da menina na obra? Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?

* Pedir que os alunos descrevam os tons de azul que o artista usou para representar o céu. Há outras cores diferentes de azul no céu?

* Observar a posição da assinatura no quadro. Em que data ele foi pintado? Com que finalidade o artista assina o quadro?

* Mostrar o quadro novamente, pedir que observem a figura da menina e em seguida escrevam uma ou duas frases sobre o que viram (escrever uma delas numa faixa, que será colocada próxima à exposição da obra). Estabelecer um tempo para concluírem a atividade e apresentarem oralmente o que escreveram.



F)


* Tema: Natureza Morta – Obra: Natureza Morta





* O nome “natureza morta” é dado a uma pintura ou desenho de um grupo de objetos inanimados, tais como frutas, animais abatidos(comumente usados no preparo de pratos de culinária: peixes, aves, crustáceos em geral), objetos usados dentro de casa (vasos, bules, pratos, copos, etc.).

* Pedir que os alunos nomeiem os diferentes objetos usados por Portinari na “Natureza Morta”. Em seguida, pedir que eles digam qual é a matéria utilizada na fabricação dos objetos (a madeira da mesa; o vidro das garrafas; o tecido da toalha). Observar com os alunos que o artista consegue transmitir para o observador exatamente qual o material com que foram feitos os objetos, mas ele não usa nada além de tinta e do pincel. Como ele consegue passar esta idéia para o expectador?

* O artista usa diferentes “planos” para mostrar que os objetos não estão todos enfileirados, numa mesma linha. O que se encontra em “primeiro plano” ? E no “plano” de fundo?

* Pedir que os alunos, usando os objetos que se encontram na sala de aula, montem uma natureza-morta e em seguida a interpretem usando os materiais ao seu dispor (tintas, papel, lápis de cera, lápis de cor... 0

* Fazer com os alunos uma tabela de cores, classificando-as em “frias”e “quentes”. Discutir com eles como a cor pode ser um elemento descritivo dentro do quadro; como pode simbolizar uma emoção, a relação que elas podem ter entre os objetos do quadro.

* Exposição dos trabalhos produzidos.
* Tema: Figura Humana – Obra: Banda de Músicos

* Quantos personagens aparecem no quadro? O que sugere a cena? Que instrumentos eles estão tocando?




* Observar com os alunos que cores foram usadas. Quais as cores quentes e quais as frias? O quadro tem predominância de cores quentes ou frias? Ad cores sugerem uma transparência sobre as figuras?

* Observar com os alunos o contraste entre os rostos dos músicos e as figuras geométricas que o artista usou. Quantas figuras geométricas podem identificar? Quais são elas?

* Pedir que os alunos selecionem uma cor e as nuances desta mesma cor em sua caixa de lápis de cor. Com as tonalidades escolhidas pedir que criem desenhos a partir de figuras geométricas. Comentar com os alunos os resultados dos trabalhos criados.

* Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo relacione em um pedaço de papel o maior número possível de instrumentos musicais que conhecem. Determinar um tempo para a conclusão da atividade e em seguida pedir que cada grupo apresente oralmente os instrumentos que conseguiram relacionar.

* Exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.



H)




* Sugerir a escolha de uma ou duas obras de Portinari e solicitar que os alunos criem um diálogo entre seus personagens.

I)


* Utilizar personagens e elementos de um quadro ( figuras soltas), montar como um quebra- cabeça e depois comparar com a obra original.




Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, estando sujeito a reformulações, se necessário, visto a sua flexibilidade.


Duração: 4 meses


Recursos humanos envolvidos: Sala de Leitura, professores do 1º e 2º segmentos
(Língua Portuguesa)


População alvo: Alunos do 1º e 2º segmentos


Bibliografia- O Pintor de Lembranças
José Antonio Del Cañizo
Tradução de Charles Kiefer
Editora Projeto


- Crianças Famosas – Portinari
Nadine Trzmielina e Ângelo Bonito
Editora Calis


- Pesquisas na Internet, em jornais, revistas...


- PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais

- Multieducação

Nenhum comentário:


Obrigada pela visita.